4 de abr. de 2008

Filé ao Funghi



Vencendo o meu medo dos cogumelos em geral... Tomei coragem e fiz um filé ao funghi!
O processo de hidratar e lavar o funghi foi um tanto complicado... Confesso que pedi ajuda ao marido para tal, pois a consistência dos cogumelos entre meus dedos me dava arrepios!
Mas o funghi é o item da familia dos cogumelos são menos graves para mim. Até gosto do gostinho que ele deixa, só não como o dito cujo. E não me venha com shimeji, shitake, champignon... Que chamo o hugo mesmo.

O filé ficou ótimo. Aprovado pelo marido que até repetiu. Inventei a receita na hora, um pouco disso, um pouco daquilo... e pronto!!! Vamos ver se consigo transmití-la para vocês:

  • 4 escalopes de filé mignon
  • 25 g de funghi seco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola pequena bem picada ou ralada
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de chá de mostarda dijon



Tempere os filés à gosto. Eu temperei os filés com um pouquinho de mostarda dijon, paprica picante e tomilho seco.
Amacie o funghi em um pouco de água fervente por 30 minutos. Pique o funghi, coe a água em um pano ou peneira fina e reserve.
Doure os filés na manteiga e reserve. Na mesma panela, acrescente mais manteiga e a cebola, vá raspando o fundo da panela com uma espátula, para pegar o gosto da carne. Acrescente um pouco da água do funghi, a mostarda e o creme de leite aos poucos. Acerte o sal.



Eu usei mais ou menos uma concha da água do funghi, e não cheguei a usar a caixinha de creme de leite inteira. Fui acrescentando até ficar da cor que eu queria e amenizar o gosto forte da mostarda dijon, que deve dar apenas um toque ao prato, e não ficar com aquele gosto de mostarda.



Sirva com um risoto básico ou arroz branco. Bom apetite!



3 comentários:

Laurinha disse...

Já eu adoro todos estes que você mencionou... ADORO!
A carinha deve ter ficado mesmo muito boa!
Beijinhos,

laila radice disse...

gosto mto de creme de leite com funghi...acho q o suaviza, fica mais interessante!bjs

Fabrícia disse...

Sou fã incondicional de funghi.... adoro mesmo. Da proxima vez tente hidratar no leite morno....fica perfeito.
Lindo prato não é à toa que o marido aprovou.
Bjcas.