10 de abr de 2008

O Rei Robalo



Tardei mas não falhei. Sempre quis participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho! Finalmente participei. Adorei! Quero participar sempre que possível!

Por coincidência eu tinha acabado de ver uma receita de Robalo no Cybercook que muito me agradou! Diferente, com um toque oriental... Resolvi colocar em prática!

Comprei um robalo fresco enorme! Que peixão lindo! Fiz um pouco e congelei o resto. Não curto nada congelado, principalmente peixe. Mas lá em casa como somos só dois - isso de FDS né, porque durante a semana eu fico totally alone - eu sempre tenho que congelar alguma coisa que sobra.

Bom, vamos à receita já com as minhas adaptações. Super simples, rápida e delícia.

Robalo Glaceado

  • 2 filés de robalo
  • 2 colheres de sopa de missô
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de saquê
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de óleo degergelim


Tempere os filés à gosto. Eu usei limão e um envelopinho de Hondashi (tempero japonês). Misture o missô, o mel, o saquê e o limão. Unte a frigideira com o óleo de gergelim e coloque os filés e grelhe por 1 minuto. Vire os filês e passe a pasta de missô. Repita a operação do outro lado.

Confesso que quando estava executando a dita cuja da receita, não botei muita fé... Achei que não ia ficar bom, aquela pasta de missô super salgada... Mas depois que foi pra frigideira o resultado me surpreendeu. O peixe fica caramelado, excelente! Um sabor agridoce muito bom, o mel bem suave. Aprovado!

O único cuidado é para não queimar o mel. Se bobear, torra tudo e fica aquela crosta preta. O segundo filé não ficou tão bonito, deu uma tostadinha no mel, mas ainda excelente.

Salpiquei gergelim torrado por cima. Servi com purê de batatas com wasabi e camarões ao molho de ostra, que postarei outro dia.
Não curti o purê de batatas com wasabi. Prefiro o de mandioca ou mandioquinha. Acho que de batatas só o do Atala fica bom... O meu ficou meia-boca, mas foi!!





6 comentários:

Laurinha disse...

Uma sugestão bem interessante!!! E que bacana você participar... adorei!
Beijinhos,

Fabrícia disse...

Muito legal.....posso sentir o aroma daqui do mel com o saquê....
Bjcas.

laila disse...

humm adorei sua contribuição...esse robalo de olhos puxados ficque encantador!!bjs

Patricia Scarpin disse...

Eu que amo peixe comeria tudo e pediria bis. :)

Fabi disse...

Meninas, é uma ótima sugestão de peixe diferente e facílimo de preparar. Eu também adorei participar do Colher! Vou participar sempre que possível. Beijos a todas!

Luciana Macêdo disse...

O sabor agridoce combinado com o peixe é mesmo muito bom.
Receita anotadíssima.
Bjs!