14 de mai. de 2009

Carne de Panela com Legumes



Fazia um tempão que o marido havia me pedido para fazer carne de panela. Para mim, um dos pratos mais reconfortantes, com gosto de saudade, de comida da mamãe. Deixa a barriga quentinha e a alma também.

Esta semana quis agradá-lo, e a mim também, não vou mentir pra vocês que não aguento mais comer salada todos os dias! Decidi que pelo menos uma vez por semana vou sair do grelhado e preparar algo mais gostosinho sem pensar nas calorias. Me deixa mais feliz, bem humorada e alegre, e acho que é isso o que importa!

Bom, quando pensei em fazer a carne, liguei logo para a mamãe. Quem pode entender mais de carne de panela do que as nossas mamas??
Ela me disse para comprar acém, fui logo na dica dela e não me arrependi. Acho que é a carne perfeita para este tipo de cocção. Ela faz com batata, a famosa carne com batata da mãe. Eu coloquei cenoura e mandioquinha.

Carne de panela com legumes



  • 700 g de acém em cubos grandes
  • 60 g de bacon em tirinhas
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de chá de extrato de tomate
  • caldo de carne q.b.
  • sal q.b.
  • 1 cenoura em cubos
  • 1 mandioquinha em cubos


Fiz tudo direto na panela de pressão: fritei bem o bacon (direto na panela, não precisa de óleo). Reservei. Na mesma gordura, selei bem os cubos de carne, até ficarem bem dourados. Frite alguns cubos por vez, se colocar todos de uma vez, a panela irá perder calor, os cubos soltarão água, irão cozinhar e não ficarão fritinhos. Reservei.
Coloquei a cebola (se necessário um pouco de óleo de canola), refoguei bem raspando o fundo da panela para soltar os douradinhos da carne. Adicionei o alho, refoguei mais um pouco. Voltei com o bacon e o extrato de tomate, caramelizei bem e voltei com a carne. Refoguei mais um pouco e adicionei caldo de carne até cobrir a carne.
Levei ao fogo por uns 40 minutos depois que atingiu pressão. Abri a panela (neste momento a carne já estava bem macia), adicionei os legumes, e levei ao fogo por mais 10 minutos na pressão. Aí sim a carne ficou suuuuper molinha, desmanchando e os legumes super suculentos.

Um arrozinho branco bem básico e só! O marido chegou e já sentiu o aroma pela casa: - É carne de panela??
- É sim... Para você ficar feliz e eu também.
- Bota um DVD lá...

12 comentários:

Mari disse...

Fabi querida, que delícia de comidinha!! Sabe que eu também amo carne de panela? Lá em casa, pelo menos 1 vez a cada 15 dias eu faço, e a galerinha ama!!
Para manter a linha e diminuir os quilinhos extra, eu fico só na saladinha, grelhado e chá diurético o dia todo, mas de uma boa refeição diária (geralmente a janta, q compartilho com minha família) eu não abro mão não!! risos...
Tua receita é bem parecida com a minha... só troco a mandioquinha por batata aqui!
Beijo grande!!

Mari

Eli disse...

Aí babei, todos que frequentam minha cozinha sabem da minha paixão pela carninha de panela e a sua ficou exatamente como gosto, bem macia, desfiando que pecado!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Mari disse...

Fabi querida, eu denovo!! rsrsrs... pode usar banana prata sim (nanica tbm), na torta de banana... eu usei prata, q era a q tinha em casa!!! =D
Fiz hoje (e acabei de postar) sua receita do bolo farofa... ai menina que delícia é essa? Vc nao imagina o sucesso que fez pelas bandas de cá... risos.
Obrigada por compartilhar tuas delícias conosco!
Super bjo,

Mari

BETO disse...

Nossa Fabi... A cara dessa carninha está ótima. Dá pra ver que ficou derretendo. Está de dar água na boca, literalmente. Bjs.

Unknown disse...

Oi Fabi!! Que legal vc hein? Faz tempo que to pra entrar no teu blog e sempre na correria acabo esquecendo. Vou começar a indicar esse troço pra minha mãe fazer suas receitas..rsss

E o BA nunca mais? Vamos marcar algo de casalsinho ai... bjss Thiago

edinha disse...

Que aspecto delicioso.
Beijinho

Anônimo disse...

AMO carne de panela! A sua parece deliciosa!

Nana disse...

Fabi, essa carne me lembra infancia, amo de paixão.
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Carne de panela sempre agrada, perfeita para uma refeição simples e saborosa.
Bjs!

Fabi disse...

Mari, pelo visto vou ter que fazer sempre também! Ficou deliciosa!
Obrigada pela resposta da banana e bom proveito do bolo farofa! É realmente uma delicia!

Lica, acho que não tem quem goste desta carne desmanchando... Não dá pra resistir!

Beto, obrigada!

Edinha, obrigada! Beijos!

thecookieshop, obrigada pela visita!

Nana, esse é mais um dos pratos que tem gosto de saudade! Beijos!

Lu, realmente agrada a todos e todo mundo fica feliz! Beijos!

Anônimo disse...

Oi, nossa que delícia essa receita de carne de panela, tb adoro criar coisas gostosas para o meu marido... Vou fazer essa carne.
bjs

Paulinha Thorey disse...

Parabéns...fiz hoje no almoço. A carne fica assim, desmanchando. Foi um sucesso, obrigada por partilhar delicias assim! Beijos e muito sucesso, paulinha =D