20 de mai. de 2009

Sopa de Cebola Gratinada



O friozinho está chegando por aqui. E com ele minhas idéias para sopas, cremes e caldos diferentes a cada dia.
Esta sopa de cebolas gratinada é simplesmente deliciosa. Boa para dias bem frios, pois é super quente e cheia de queijo...

Vale lembrar que a sopa de cebolas francesa é diferente da sopa americana. A francesa não carameliza as cebolas e utiliza caldo de aves claro, o que deixa a sopa clarinha, e creme de leite no final, que a deixa aveludada e mais suave.
A sopa americana doura bem as cebolas, carameliza-as com a farinha para que fiquem bem douradas e ainda usa o caldo bovino escuro, temperos como pimenta do reino, o que deixa a sopa bem forte escura.

Eu gosto das duas, acho que cada uma tem a sua graça. Neste dia eu estava bem indecisa e acabei fazendo um mix, o que deu suuuuper certo!

  • 4 cebolas grandes cortadas em julienne (tirinhas)
  • 02 col. sopa de manteiga
  • 02 col. de sopa de farinha de trigo
  • 750 ml de caldo de carne (ou outro da sua preferência)
  • fatias de pão - usei o pão francês, mas com pão italiano fica melhor
  • queijo ementhal ralado q.b.
  • sal q.b.


Refogue as cebolas na manteiga até murcharem e dourarem um pouco. Acrescente a farinha de trigo e cozinhe um pouco, mexendo sem parar. Acrescente o caldo aos poucos, sem parar de mexer até a sopa engrossar. Ela não deve engrossar muito, pois é uma sopa, e não um creme. Acerte o sal.

Distribua a sopa em bowls que possam ir ao forno, coloque as fatias de pão por cima e salpique com o queijo ralaldo. Leve ao forno para gratinar. Se tiver um grill, o resultado será melhor.
Sirva imediatamente. E cuidado para não se queimar!

3 comentários:

Mari disse...

Fabi querida, fico sempre de olho no teu blog, pois quando vc atualiza, vem show de coisa boa... como essa sopinha!
Além de linda, tenho certeza de que ficou maravilhosa!!! Tá ai um mix de sopa francesa e americana q já me deu vontade de repetir em casa... nessa época, começa a pintar sopinha por lá tbm... =D
Bjão, florzinha

Mari

risonha disse...

essa já tomei nota no meu delicious...
que maravilha!

Fabi disse...

Mari, muito obrigada pelas visitas. Estou adorando ter você sempre aqui. Sempre que posso visito o seu canto também! Eu adoro! Beijos!

Risonha, não deixe de fazer nos dias frios. Vale a pena! Beijos!