23 de jun. de 2010

Risoto de tomate fresco, rúcula e mussarela de búfala



Sim, na onda da Salada Caprese, no dia seguinte fui de risoto, com os mesmos ingredientes. Tudo regado com pesto e azeite no final. Posso falar?? Ficou incrível!

Fazia tempo que eu queria usar tomate, mussarela e rúcula no risoto. O tomate fresco deu super certo, já que o seco não agrada muito aqui em casa. A foto não favorece muito, eu sei... mas eu acabei com todo o manjericão que poderia decorar o prato, a rúcula estava meio muxibinha e eu já estava um tanto embriagada de vinho, pois eu simplesmente AMO cozinhar com uma taça de vinho do meu lado (e a tarefa do marido é deixá-la sempre cheia).

Eu usei:
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola bem picada ou ralada
  • 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 tomate picado
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 xícara de mussarela de búfala picada grosseiramente
  • Folhas de rúcula rasgadas
  • Molho pesto
  • Parmesão ralado na hora

Aqueça 1 litro de caldo de legumes. Refogue a cebola na manteiga, adicioneo arroz e envolva bem. Adicione o vinho e deixe evaporar, mexendo sempre. Adicione 2/3 do tomate picado, assim o risoto ficará com um tom vermelho bem lindão. Vá adicionando o caldo, 1 concha por vez, deixando evaporar, mexendo sempre, até que o arroz esteja al dente. Acrescente o restante do tomate, a mussarela, e o parmesão e mexa bem, para derreter o queijo. Acerte o sal. Por último coloque a rúcula. Sirva o risoto em um prato e regue com o Molho Pesto.

Abra um bom vinho e delicie-se! No meu caso, eu abri outro vinho...
Ai ai... Já falei que adoro essas comidinhas de inverno??

Nenhum comentário: