29 de fev. de 2008

Risoto de Mascarpone e Parma

Adoooro fazer risotos!! No começo eu morria de medo, achava que dava muito trabalho, mas depois que tomei coragem e fiz o primeiro, não parei mais! O Risoto é mais um dos pratos em que você pode viajar e fazer o que der na telha! Usar frutas, queijos, carnes... Adoro, adoro!!

Este é de Mascarpone, um queijo super cremoso italiano, com uma textura bem leve e um sabor forte, ótimo para fazer molhos, risotos, doces (é dele que vem o famoso tiramissu!). Enfim, o queijo é ótimo (e caro pra caraiiii) mas vale super a pena.


Depois eu posto uma fotinho do danado.


Outra novidade é que em vez do Vinho Branco (que cabô) eu usei Vodka para fazer o risoto. E ficou show!

Como diria meu bom e velho ídolo Alex Atala, o segredo de um prato é a qualidade dos ingredientes que você usa. Não adianta fazer risoto sem um vinho branco seco BOM mesmo, não adianta usar vinho vagabundo, "porque é só pra cozinhar mesmo..." Não custa nada roubar uma tacinha do vinho que vc abriu pra beber!


E também não adianta esse trabalhão todo se no final vc tascar queijo ralado de saquinho e dar aquele gosto de sabão de côco pro prato... Compre uma peça de queijo parmesão ou grana, e rale na hora! É ouuuutra coisa, eu agaranto!!!


Então, sabendo disso... Pode se jogar no risoto!
Primeiro você ferve 1 litro de caldo de legumes numa panela, deixa ele sempre quente, em fogo baixo. Esse sim eu uso de tablete, eu confesso! Depois você refoga a cebola bem picada (ou ralada) na manteiga, acrescenta 1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo, acrescenta a vodka (A minha é Absolut, UI!!), deixa evaporar, e vai acrescentando o caldo de legumes aos poucos, uma concha por vez, até ficar al dente! No final você acrescenta 1 colher de sopa bem cheia de queijo mascarpone, e uns 300 gramas de presunto parma picado. Sirva na hora com queijo parmesão ralado!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fabi,
fico muito feliz que vc visita frequentemente o Cozinha Quente! VIm conhecer a sua COzinha e adorei!! Achei tao divertido o jeito que vc escreve!! RI a beca!!
Nossa, eu tb amo risotos, e mascarpone, hum....sem contar no parmiggiano, mas que hoje em dia, sinceramente, tenho preferido o Grana Padano. Tenho achado o Parmiggiano muito intenso no sabor, sendo o Grana bem mais suave. Aqui eu compro sempre!! Uma vez fiquei tao tentada em comprar um pedaco lacrado de 2,5 kg, mas ai pensei que era muito queijo!! Realmente um queijo bom faz a diferenca. COmo o vinho tb, vc disse tudo!! PRa cozinhar tem que ser um vinho bom tb.
POde ter certeza que virei mto aqui no seu blog!!
Bjssss

Fabi disse...

Oi Gi! Que bom que gostou! Fico feliz! Eu tb amo o Grana, ele é bem suave e adoro comer puro, com um bom vinho tinto, né! Aqui é suuuper caro, tem q encontrar em lugares bons e marcas boas! Ah, e experimente fazer o risoto com vodka em vez de vinho! Fica ótimo! A dica peguei da Katita do Rainhas do Lar! Um gosto delicioso, acho q farei sempre! Beijos!

Luciana Macêdo disse...

Seu risoto é bem interessante, gostei da combinação dos ingredientes. Idéia anotada.
Bjs!

Fabi disse...

Oi Lu! Vale a pena sim! Eu não coloquei nada de sal, pois os ingredientes são bastante salgados... Recomendo como prato único ou com uma carne bem básica como um filé grelhado, pra não "brigar" com o sabor! Bjos

edinha disse...

Passei por aqui e adorei este risoto
beijinhos