20 de mar. de 2008

Semana atarefada...



Oi gente, depois do meu sumiço repentino... estou de volta. Estive muito atarefada em todos os campos (casa-empresa-carro quebrado-aniversários), nem cheguei perto da cozinha esses dias. Mas retorno aqui com uma receita das boas.
Fazia muito tempo que queria fazer um peixão inteiro assado, tomei coragem e fui!

Anchova assada no sal grosso

  • 1 anchova inteira (com escamas)
  • 3 kilos de sal grosso
  • 2 claras
  • tempero à gosto


Você pode assar a anchova inteira, com rabo, cabeça e tudo. Peça pro peixeiro limpar e deixar as escamas. Como o peixe fica coberto pelo sal grosso, as escamas impedem que ele fique ultra salgado.

Eu fiz um temperinho inspirado no Curtis Stone (Chef à domicílio), num episódio em que ele temperava uma lagosta. Não sabia se olhava para ele ou para a lagosta, mas o tempero ficou na minha cabeça.
Misturei 1 colher de manteiga, 1 colher de azeite, 1 punhado de cebola roxa picada, salsinha, cebolinha e raspas de 1 limão siciliano. Espremi o suco do limão dentro do peixe e depois coloquei este tempero por dentro.
Para assar, misture os três kilos de sal grosso com as claras. Forre o fundo de uma assadeira com uma parte do sal grosso, coloque o peixe e cubra com o restante do sal gosso.
Leve ao forno pré-aquecido em 200 graus até que a crosta de sal fique num tom marrom. Retire a assadeira e "quebre" a crosta de sal que se formou por cima do peixe. Deve se formar uma placa de sal grosso, que você retira inteira. Comigo não aconteceu isso porque não tive paciência de esperar, então tive que ir "cavocando" o sal até encontrar o peixe! Este é o motivo de não ter uma bela foto do peixe inteiro no sal grosso... ai que frustrante!

Mas o que importa é que o resultado é excelente. Fiz até um molho de alcaparras para acompanhar, mas que nem foi tocado, porque a anchova estava tão boa que dispensava qualquer molho!

5 comentários:

edinha disse...

Tenho de experimentar fazer um peixinho assim :)
Beijinhos

risonha disse...

estas receitas de peixe ou carne cozinhadas no sal grosso fazem-me sempre alguma confusão e até hoje tenho tido medo de experimentar.
mas tenho que perder o medo e arriscar.

laila radice disse...

o peixe no sla grosso fica mto bom msm...fica umido delicado, suave...e com esse temperinho do curtis(sacanagem colocarem um homem lindo daqueles...a gente nem anota as receitas)...

bjs

Laurinha disse...

Hummmmmmm, que vontade de experimentar!!!!
Beijinhos,

Fabi disse...

Edinha, pode experimentar que vale a pena!

Risonha, eu já fiz picanha no sal grosso também. Não tem erro, é super fácil! Tenta e depois me conta como foi!

Laila, o peixe ficou muito gostoso, o Curtis dispensa comentários! E ele ainda cozinha!!! Minha nossssa!

Laurinha, vai por mim. Experimenta!

Beijos, meninas!