7 de abr. de 2008

Olha o friozinho chegando...



Eu gosto mesmo do verão. Aquele calorzão, sol, clima alto astral para mim. Mas quando o friozinho chega eu acabo gostando também. Filminho embaixo das cobertas, roupas quentinhas e comidinhas que aquecem. Adoro sopas, cremes e caldos. Adoro inventar estes pratos em casa e adoro comida de inverno. Fondue, risotos, muito queijo e muito vinho.

Esses dias fez um friozinho e foi suficiente para inventar uma sopinha creme. Suuuper fácil de fazer.
Jajá esquenta de novo, depois esfria de novo... Este é o clima em São Paulo.

Sopa Creme de Palmito

  • 1 vidro de palmito
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de requeijão
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • sal
  • noz moscada


Pique o palmito, refogue no azeite junto com as cebolas. Misture a farinha na água do palmito e vá acrescentando ao refogado até engrossar. Bata tudo no liquidificador e volte à panela. Junte o requeijão e o queijo ralado. Acerte o sal e tempere com noz moscada.

Sirva regado com azeite, pedacinhos de palmito e de queijo prato ou o queijo de sua preferência. Eu usei o minas padrão, pra variar!

O creme ficou uma delicia, bem leve. A textura não fica lisinha, acho que se passasse numa peneira ficaria. Da próxima vez farei uma sopa somente com o palmito picado, sem bater no liqui, acho que ficará melhor. O azeite realmente dá um toque delicioso. E o queijo... Sou suspeita para falar, pois sempre misturo uns nacos de queijo nas sopas!! Adoro!!



7 comentários:

laila radice disse...

Fbai q receitinha boa!adorei!bjs

Luciana Macêdo disse...

Prefiro cremes a sopas e este de palmito é o meu preferido. Aqui a noite já está mais fresca e as chuvas ainda caem sem dó, então um cremezinho é sempre bem vindo.
Bjs!

Fabrícia disse...

Esse seu creme está divino....adorei. Vou aproveitar os dias frios que me restam para fazer aqui em casa.
Bjcas.

A simplicista... disse...

Também corri para fazer uma sopinha ontem!
:)
Esse creme parece tão gostoso...

Laurinha disse...

As sopinhas estão chegando... e esta é uma das boas! adoro palmito!
Beijinhos,

Anônimo disse...

Oi Fabi!! Vim entrando assim na sua cozinha sem pedir licença!! adorei a sopinha, pois amo palmito de paixão e nunca experimentei uma de palmito, e como aqui está esfriando... anotada!!
beijinhos!
Gi
www.coffeeandcoffee.blogspot.com

Fabi disse...

Meninas, o melhor é que é super fácil e rápida! Eu também prefiro cremes do que sopas e adoro no frio! Este de palmito não é dos meus preferidos, não sou tããão chegada em palmito, prefiro de queijo, mandioquinha, cebola... Fiz este para tentar e para variar o cardápio. Para quem gosta de palmito é uma cumbuca cheia! Beijos para todas!