Mais uma receita do livro Carlota - Balaio de Sabores. Comprei o livro depois que fui ao restaurante e me apaixonei. Já falei de ambos aqui. Sem dúvida um dos melhores livros que comprei, com receitas possíveis, sabe? Simples, bem explicado e delicioso.
Um dos capítulos chama-se Portugal, com receitas deliciosas, inclusive daqueles doces que simplesmente amo!
Como eu tinha umas coxas e sobrecoxas que comprei certa vez no PDA, esta me pareceu a ocasião certa de usá-las! Foi muito simples e simplesmente DIVINO!
No livro, a receita pede 10 coxas de pato confit para 6 pessoas e 6 xícaras de arroz cozido. Aqui eu fiz 2 coxas (com as sobrecoxas) e 3 xícaras de arroz cozido. E não usei todo o molho, sobrou um pouquinho.
Ah, e não confitei as coxas, o que demanda algumas horas de fogão e eu estava cozinhando à noite! Quem quiser a receita do Confit, me passe um email e eu enviarei.
Temperei as coxas de pato com vinho, tomilho, pimenta e sal e deixei algumas horas na geladeira. Levei à panela de pressão com uma xícara de vinho tinto e cobri com caldo de galinha. Quando estavam bem cozidas eu desfiei.
Segue a receita do molho para o Arroz de Pato:
- 50g de bacon em cubinhos
- 1 cebola picada
- 1 cenoura em cubos
- 3 col de sopa de manteiga
- 3 col de sopa de farinha de trigo
- 2 col de sopa de alho poró picado
- 1,5 litro de caldo de carne
- 1 xícara de vinho tinto
- 1 xícara de molho de soja
- 4 galhos de tomilho fresco
- sal e pimenta do reino moída na hora
Aqueça uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola, o alho poró, o bacon e a cenoura em cubos. Junte a farinha e deixe cozinhar um pouco. Acrescente o vinho e o molho de soja à mistura, dissolvendo bem para não formar grumos. Junte o caldo de carne e o tomilho e cozinhe até reduzir um pouco, apenas para dar uma leve encorpada. Acerte o tempero.
Finalização
- 3 xícaras de arroz pré-cozido "al dente"
- 2 coxas e sobrecoxas de pato desfiadas grosseiramente
- 1 col de sopa de manteiga
- parmesão ralado
- salsinha fresca picada
Leve umas 2 xícaras do molho de pato para ferver, junte o arroz e a carne e misture bem em fogo brando para terminar o cozimento do arroz.
Finalize misturando o parmesão, a manteiga e a salsinha, deixando bem cremoso. Se necessário, acrescente um pouco mais de molho. - Eu usei bastante molho.
*Nota: Confitar consiste em cozinhar muito lentamente um produto dentro de uma matéria gorda. No Pato Confit, as coxas são cozidas em banha de ganso ou porco e temperos durante cerca de 3 horas.
Eu ainda vou fazer isso... Ah, se vou!!
6 comentários:
Quando vi Ó pá achei logo que estavas a falar comigo hehe não me enganei...gostei muito bj
É muito bom quando abrimos um livro como este e achamos receitas que damos conta de preparar.
Gosto de fazer pratos únicos e este me parece delicioso.
Bjs!
Acho a mesma coisa do livro Balaio de Sabores! Sabe que o As Doceiras é assim também?! Tenho os dois e foram excelentes compras! Ainda não fiz esse arroz, mas parece maravilhoso!
Bjos
Posso retirar um pouquinho?! Que maravilha!
Mesa pra 4, obrigada pela visita! Bjos!
Lu, este prato vale a pena mesmo! O livro também vale. Excelente! Bjos!
Michele, como sou mais dos pratos salgados, acabei nem comprando o outro livro. Mas não duvido que seja tão bom quanto este! Bjos!
Lica, obrigada! Sirva-se! Beijos!
oi vc pode me dizer como faz o confit no pato,seu blog e o massimo parabens.
Postar um comentário