Eu simplesmente adoro sonhos. Vira e mexe eu vou à padaria e trago alguns pra casa, que devoro na mesma hora! Nada mais gostoso quando me bate aquela vontade de doce naquela época do mês... Essa TPM me mata e parece que nem todos os sonhos do mundo irão me ajudar!
Resolvi fazer em casa. A receita é relativamente simples. Um pouco trabalhosa pelo descanso da massa, depois fazer as bolinhas, descansar novamente, depois fritá-las, abrí-las e recheá-las. Mas deu super certo.
A receita é do Benjamim Abrahão, um dos melhores padeiros de São Paulo. Vamos tentar a receita de quem conhece a coisa, né não?
Vou te dizer que valeu a pena. Ficou igualzinho o sonho da padaria!! Só achei o creme um pouquinho pegajoso, queria que ficasse mais lisinho, mas o sabor é idêntico, muito bom!!
Massa:
- 500g de farinha de trigo
- 50g de fermento para pão
- 100g de margarina
- 100g de açúcar
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de vanilina ou baunilha
- 1 copo de água aproximadamente
Faça uma esponja com 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe-a descansar por uns 15 minutos. Após este descanso adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Espere o crescimento desta massa durante uns 10 minutos. Após este descanso, faça os modelos em bolinhas de 30 gramas e coloque-as em assadeiras levemente untadas. Cubra com um pano e espere o crescimento até quase atingir o seu dobro. Após tudo pronto, frite-os em óleo lento, não muito quente.
Recheio:
- 1/2 litro de leite
- 250g de açúcar
- 75g de farinha de trigo
- 4 gemas
- 1 pitada de vanilina ou baunilha
Leve o leite para ferver junto com metade do açúcar. Quando estiver fervendo, misture o restante do açúcar com a farinha de trigo peneirada e despeje junto, sempre mexendo para não encaroçar. Espere esfriar e adicione o restante dos ingredientes, cozinhe por mais alguns instantes em fogo baixo e está pronto o creme. Espere esfriar, recheie os sonhos e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Eles ficam deliciosos no dia, fresquinhos. É bom fazer e comer na hora. No dia seguinte ficaram um pouco durinhos e mais encharcados.
Ah, e renderam muuuuiiitos sonhos... Saí distribuindo para a família inteira e aqui ainda sobraram tantos que não demos conta de comer!!
Bons sonhos para vocês!!!
10 comentários:
Com esse friozinho que está aqui, eu quase caí do sofá quando vi essa receita, já fiquei imaginando meu chá de canela bem quentinho. :)
Meu marido adora sonhos, mas sabe que nunca fiz. Vou guardar a receita para mimá-lo e comemorar os quilinhos jogados fora (ele está de dieta).
Bjs!
Eu não sou mto chegada a sonhos, mas confesso que os seus, tão bem feitinhos, me deram água na boca :P
Eu adoro sonhos, desses ai, nao os donuts. Fiquei com vontade.
bjs
Eu adoro sonho! Este do Benjamim Abrahão é um dos melhores mesmo, tb já fiz, á muuuuuuuutio tempo atrás....fiquei com vontadde, ficaram lindos!
Beijinhos
ahhhh vou dormir e sonhar com esses sonhos lindos, vistosos, gordinhos e dourados!!!! bjs e parabens!
Realmente, sonho é sonho e donut é donut. Não tem comparação.
Fabi,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.
Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!
Te esperamos por lá.
Bjkas
Glau, Renata e Rita Palita
Meninas, desculpem a demora! Muito obrigada pelos coments fofos! Beijos!
Rê, pode deixar que vou dar uma olhada lá! Beijos!
Nossa amei a receita....tenho 18 anos e meu noivo me pediu para fazer sonho entao tive que vir p frente do computador para pedir ajuda...Ixi to muuuuito feliz por conseguir fazer...obrigadaaaa.
beijos Thayane
Postar um comentário