12 de mai. de 2009

Torta de Sorvete



Essa foi a sobremesa que levei para o almoço de dia das mães na casa da sogra. Fui um sucesso total, cremoso, doce na medida, esta sobremesa não tem erro. É simplesmente maravilhosa e suuuper fácil de fazer. O marido e o irmão são fãs incondicionais deste doce. O irmão diz que é a melhor sobremesa da vida!

Algumas pessoas já devem conhecer esta torta, ela acompanha algumas famílias por aqui e tive a idéia de fazê-la quando vi a receita no livro Carlota - Balaio de Sabores. Uma das coisas que amo neste livro é que além das receitas sofisticadas do restaurante, você também pode encontrar receitas de dia-a-dia, práticas e gostosas.

Vão por mim, quando quiserem fazer uma sobremesa para impressionar a todos, esta aposta é certeira!!!! Aí vão as minhas dicas para não ter erro mesmo:

Torta de Sorvete

primeiro creme
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 1/2 da mesma medida de leite
  • 4 gemas peneiradas

Misture tudo e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até engrossar. Deixe esfriar.
*Irá virar um creme, quando o creme engrossar você já pode tirar do fogo. Se deixar cozinhar demais ele irá talhar. Use o fogo baixo se quiser.

segundo creme
  • 4 claras
  • 1 pitada de sal
  • 4 col. sopa de açúcar
  • 1 lata de creme de leite gelado, sem soro

Bata as claras em neve com o sal até formar picos duros, incorpore o açúcar e por último, com a batedeira em velocidade lenta, o creme de leite.
Misture este creme ao primeiro creme já frio, delicadamente. Reserve.

calda
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 col. sopa de achocolatado (usei chocolate em pó)
  • 3 col. sopa de leite

Derreta o açúcar até o ponto de caramelo. Misture o leite e o chocolate, derrame sobre o caramelo e, sempre em fogo baixo, mexa até formar uma calda bem espessa.
*Aqui eu aconselho tirar o caramelo do fogo e jogar a mistura de leite e chocolate de uma vez, com cuidado pois espirra um pouco e cria um vapor ultra quente que sobe da panela. Aí é só misturar bem para incorporar o creme de chocolate, nem precisa voltar para o fogo.
Eu colocaria ainda um pouco de água, para que a calda não fique tão espessa. O caramelo fica um pouco duro e grudado no fundo da forma na hora de desenformar. Então faça o caramelo com água e açúcar.

montagem
Despeje a calda no fundo de uma forma de buraco no meio e espalhe o creme por cima. Leve ao congelador coberto com papel aluminio, de um dia para o outro.
Para desenformar, retire do freezer uns 15 minutos antes de servir. Aqueça uns dois dedos de água numa assadeira e coloque a forma por uns dois minutos antes de virar. (Eu coloquei a forma direto na boca do fogão e deu certo).

8 comentários:

Eli disse...

Sabe que uma vez comi essa sobremesa, mas ainda não tinha a receita, é verdadeiramente um maravilha!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Fabrícia disse...

Esse sorvetão me faz lembrar de tanta coisa boa ...delicioso.
Bjs.

Mari disse...

Oi Fabi,

Meu blog é novinho, tem apenas 01 semana... nem sei como cheguei aqui no teu, mas amei tudo o que vi... vc é muito caprichosa, seus pratos têm uma apresentação belíssima, e parecem deliciosos, sem exceção!
Aqui em casa também fazemos esta torta de sorvete (é um dos doces preferidos da galerinha daqui), mas a chamamos de Sorvetão... ela é fantástica... a tua ficou belíssima...
Voltarei aqui sempre.
Beijo grande,

Mari

Fabi disse...

Lica, aproveite a receita! Além de maravilhosa e super fácil! Beijos!

Fá, esse tem gosto de saudade mesmo! Beijos!

Mari, muito obrigada pela visita! Adorei a mensagem e já fui lá xeretar o seu cantinho! Bjos!

Pessoal, não falei que quase todo mundo conhece este doce?? É sucesso garantido!

Nana disse...

Oi querida, parei aqui por causa do blog da Mari hehehe
Menina, isso é bom demais, eu comeria sozinha e escondida do marido para não dar desejos a ele hehe
bjs

Fabi disse...

Nana, obrigada pela visita! Esta sobremesa é uma tentação mesmo!! Beijos!

Talita disse...

Oi, Fabi! Vim direto da cozinha da Mari pro seu blog. Assim como a Mari disse, seu blog é mesmo um capricho! Gostei demais! Como amo sorvete, me identifiquei bastante com essa receita, que parece ser uma delícia!

Monalisa disse...

Linda estou fazendo sua receita, mas eu adaptei e coloquei outra calda. Fiz uma calda tipo aquela que fica durunha, mas adicionei mais água para ela ficar cremosinha... Depois eu venho dizer como ficou... O creme talhou!!! :( Bati no liquidificador e coloquei um pouco na geladeira... vamos ver o que vai acontecer!!! rssss