9 de jun. de 2009

Bolo Formigueiro



Ultimamente eu ando super doceira. Eu nunca fui muito de doces, sempre preferi o repeteco do prato quente, ou quando queria beliscar, ia num salgado, lanche, bobagem, friturinha. Os doces sempre foram minhas últimas opções. Pois não sei se é a idade chegando, os hormônios doidões, mas ultimamente eu sempre tô beliscando um docinho. Comecei até a fazer bolos e tortas quase toda semana. Aqui em casa agora sempre pinta algo, coisa que sempre foi muito rara.

Tinha um pacote de granulado dando sopa no armário faz tempo. Quando estava folheando o livro Carlota - Balaio de Sabores (já falei varias vezes deste livro), vi esta receita ótima e perfeita para desencalhar este granulado sem ter que fazer brigadeiro!

Esta receita de Bolo Formigueiro está no capítulo entitulado A memória do paladar, no qual a autora resgata algumas receitas daquelas anotações perdidas nas gavetas da cozinha, e que merecem ressuscitar! Isso defitivamente é a minha cara. Vai na onda do Caldo Verde lá em baixo, né??

Bolo Formigueiro

  • 1/2 xíc. chocolate granulado
  • 4 col. sopa coco fresco ralado
  • 1 col. sopa fermento em pó
  • 2 xíc. farinha de trigo
  • 1 xíc. leite
  • 2 xíc. açúcar
  • 200 g. manteiga sem sal
  • 4 ovos


Bata as claras em neve com 1 pitada de açúcar e reserve. Bata as gemas com o açúcar, a manteiga, o leite e a farinha. Por último acrescente o fermento, as claras, o coco e o chocolate granulado. Distribua a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 30 minutos.
No meu forno a temperatura mínima é 180ºC, eu assei nesta mesmo e fui fazendo o teste do palito.

Cobertura
  • 4 col. sopa açúcar
  • 4 col. sopa leite
  • 2 col. sopa manteiga sem sal
  • 4 col. sopa Nescau ou chocolate em pó

Leve tudo ao fogo até ferver.

Desenforme o bolo morno e espalhe a cobertura ainda quente.

9 comentários:

Silvia Arruda disse...

Eu tb não sou mto de fazer doces, mas esses dias estou com uma vontade.... bolo formigueiro é uma boa pedida!

Lílian disse...

Eu já fiz esta receita. Aprovadíssima.

Mari disse...

Minha linda, comprei esse livro na sexta-feira passada... ainda não testei nenhuma receita dele, mas não vejo a hora!! Esse teu bolo ficou lindíssimo... bolo formigueiro é sempre uma excelente pedida, e feito por mãozinhas de fada como as tuas... é fechar com chave de ouro!
Super beijo

Mari

Carolina Andrade disse...

Bolo formigueiro é um dos meus prediletos. Bjs

Luciana Macêdo disse...

Esse bolo faz a alegria de adultos e crianças.
Bjs!

Fabrícia disse...

Outro dia me deu uma vontade de comer bolo formigueiro.... preparei e tal mas ficou péssimo...Vou anotar sua receita.
Bjs.

naninha disse...

Bolo formigueiro... tem gosto de infância! adoro!!

Rico disse...

Para esse bolo aí eu adorava ser a formiga, pois ficou formiGável, hehe adorei super saboroso e bem apresentado. jinhos :) xx

Fabi disse...

Silvia, ótima pedida mesmo, eu comia quase todos os dias no café da manhã!

Lilian, é excelente não é?? Adorei!

Mari, este livro é maravilhoso, cheio de receitas ótimas. Faça o bolo e outras receitas, vale a pena! Beijos!

Carol, é uma delícia e esta cobertura dá um toque especial! Beijos!

Lu, realmente faz sucesso com todos! Beijos!

Fá, pode tentar esta receita! Vale a pena! Beijos!

Naninha, mais um com gosto de saudade! Beijos!

Ricardo, muito obrigada! Beijos!