28 de mar. de 2008

Pupunha Romântico



Este palmitão fiz de entrada para um jantar romântico! Simplesmente o máximo. Me lembro que a idéia foi do marido, porque certa vez comemos um palmito pupunha assado em um restaurante em Ubatuba, e como ele demora para assar, tínhamos que ligar para o restaurante e avisar com umas 2 horas de antecedência que íamos querer o dito cujo.

Comprei este pedaço de palmito no PDA. Logo depois descobri num sacolão um palmito ainda maior que este (o dobro do tamanho) e agora só compro o gigantão!

É um prato super simples de fazer. Demora apenas para assar. Mas é só colocá-lo no forno umas duas horas antes de servir o jantar. O resto é moleza.

Palmito Pupunha Assado com Manteiga de Ervas

Gente, é muito simples: envolva o palmito inteiro no papel alumínio e leve ao forno a 180 graus para assar. Pode esquecer ele lá.
Depois de 1 hora verifique, espetando as laterais com um garfo. Deixe mais um pouco se necessário, até ele ficar bem macio.

Eu deixo por duas horas quando faço o palmito enorme. Mas esse menor pode deixar um pouco menos. Não se preocupe pois ele não passa do ponto, nem queima. Ele só vai ficar cada vez mais macio e vai derreter na boca!!

Para a manteiga de ervas:

  • 100 gr de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado (opcional)
  • 1 xícara de ervas frescas picadas (sálvia, salsa, alecrim, tomilho, manjerona)


Derreta a manteiga com o azeite e doure o alho. Misture ervas frescas bem picadinhas. Você pode usar as ervas de sua preferência. Reserve.

Quando o palmito estiver assado, corte ele no sentido longitudinal e regue com a manteiga.

Às vezes asso esse palmito e comemos da maneira mais simples e gostosa possível: azeite do bom e sal! Sal grosso moído ou granulado.
Serve como petisco, entrada, acompanhamento para uma carne ou peixe, ou da maneira que você achar melhor!

7 comentários:

Elvira disse...

Que ambiente romântico que você criou! E esse petisco está de fazer crescer água na boca. :-)

Beijos.

Laurinha disse...

Que delícia que deve ser... fiquei aqui só imaginando (só o palmito...) :DD
Beijinhos,

Eli disse...

Show essa receita! Adorei!

Juliana disse...

Fabi, que diferente essa entrada. E se ficou romântico, melhor ainda..rsrs
beijinhos

Fabrícia disse...

Chique, romântico, gostoso...um primor. Adorei as velas...
Bjcas.

Luciana Macêdo disse...

Ainda não tive a oportunidade de saborear este prato, todos dizem que realmente é muito bom. Vou ver se encontro o palmito para experimentar.
Bjs!

Fabi disse...

Meninas, foi ótimo mesmo! O palmito e a noite... Este palmito ficou tão boa que tenho que repetir sempre. O clima romântico valeu a pena... às vezes temos que dar uma mudada no clima, não é mesmo?
Beijos!