2 de abr. de 2008

Croque Monsieur



O Croque Monsieur é o mais tradicional sanduíche frânces. Pode ser servido como uma refeição rápida, acompanhado de uma salada, ou como petisco.

No meu caso foi num café de manhã de fim de semana. Vocês sabem que fico muiiito inspirada nas manhãs de sábado e domingo e sempre quero fazer algo diferente!

O processo todo consiste em fatias de pão de forma (tirei a casca), recheadas com presunto e queijo gruyére, cobertos com molho bechamel e mais queijo gruyére ralado e levado ao forno para gratinar.

O molho bechamel é muito fácil: derreta duas colheres de sopa de manteiga, acrescente uma colher de sopa de farinha, misture bem sem deixar dourar e vá acrescentando leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar, até engrossar. Tempere com sal e noz moscada. Faça tudo no fogo baixo.

O Croque-monsieur mesmo leva apenas uma colher do molho (com o queijo) por cima da última fatia de pão, para dar aquela gratinada por cima e o sanduíche fica "cocrante", e não uma lasanha de pão de forma como eu fiz, mergulhado no molho. Mas confesso que a minha versão do Croque ficou simplesmente sensacional!!!

Para dar continuidade à sequência de mudanças e provar a minha teimosia, passei um pouquinho de manteiga aviação (AMO!) entre as fatias de pão, usei queijo minas padrão afinal não tinha gruyére e não ia sair para comprar pois não ia tirar o pijama por nenhum queijo nesse mundo.
Usei 3 fatias de pão, então ficou esse sanduíche altão triplo! Cobri com o molho bechamel e por cima mais fatias de queijo minhas padrão e queijo parmesão ralado na hora.

Café da manhã reforçado, minha gente... Tamo precisado, né?

Também existe a versão Croque-madame, que além de tudo isso leva um ovo estrelado por cima. Minha próxima tentativa.

8 comentários:

Elvira disse...

Vivi em Paris durante 30 anos e posso garantir-lhe que a sua versão está perfeitamente correcta também. Existem algumas variações do "croque". :-)

Beijos.

Laurinha disse...

variações à parte, deve ter ficado uma delícia, sim sra.!!!
Beijinhos,

Fabrícia disse...

Maravilhoso...e perfeito. Além do croque Monsieur tb adoro o croque Madame..... com um ovo em cima.
Bjs.

laila radice disse...

humm adorei! croque é relamnete barbaro!!!bjs

Anônimo disse...

Nossa, acabei de voltar de Paris. Que coincidência! Legal. Comi as duas variações. Bem bom. Fiquei super feliz que fez o bolo! ;-)

Luciana Macêdo disse...

Todas as variações são bem vindas, "sanduíches" gratinado logo de manhã eu amo. Croque Monsieur é uma ótima opção também para o lanche da tarde, faço sempre.
Bjs!

Fabi disse...

Elvira, que delícia! Você deve ter aprendido muita coisa lá! Que sonho!

Laurinha, ficou uma delícia mesmo! Vou repetir sempre.

Fá, o croque madame será minha próxima investida!

Naninha, que delícia! Férias em Paris! Quanto ao bolo, ficou maravilhoso!!! Vou repetir sempre.

Lu, eu também adoro gratinados sempre! No café, no almoço... O croque é ótimo como refeição ou petisco também, né?

Beijos para todas!!!

Pedro Eduardo Rodrigues disse...

Ae Fabi, posta mais receitas de sandubas, esse eu faço sempre, vou até imprimir, pq esqueço como faz o "molho". Gde abraço!