16 de jun. de 2009

Lasanha a Bolonhesa



Depois de um feriadão de muito descanso e comilança, aqui vai uma receita nada light, mas simplesmente maravilhosa. Não precisamos discutir que não existe uma pessoa que não goste de lasanha. Uma massa deliciosa e que agrada a todos. Com presunto, sem presunto, com molho bolonhesa, ao sugo, quatro queijos... Todos tem a sua versão!

A minha versão é a mais simples, porém os preparos não são nada básicos. Os molhos devem ser bem feitos e a massa caseira.

Para a massa:
Receitona básica: 100g de farinha de trigo para cada ovo. Eu usei 300g de farinha e 3 ovos. Uma pitada de sal e uma colher de sopa de óleo de canola. Sove bem com as mãos até que a massa fique lisa e homogênea. Abra na máquina para massas até a espessura desejada e deixe secar um pouco em uma cadeira, varal ou como eu, na porta do fogão.
Depois corte em pedaços de 12cm cada e cozinhe em muita água com sal e óleo. Reserve-as em uma tábua sem sobrepor para não grudarem.



Para o Molho Bolonhesa:
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura picada
  • 1 talo de salsão picado
  • 1 lata de tomate pelado
  • 8 tomates sem pele e sem semente picados
  • 350g de acém moído
  • 1 xíc. vinho branco
  • 1 xíc. leite
  • noz moscada q.b.
  • cominho em pó q.b.
  • sal q.b.


Refogue a cebola, a cenoura e o salsão na manteiga por uns 3 minutos. Bata tudo no liquidificador com a lata de tomate pelado. Reserve.
Frite a carne moída até perder a coloração vermelha, acrescente o vinho branco e deixe secar. Acrescente o leite, a mistura batida e os tomates. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os tomates desmanchem. Se necessário coloque um pouco de água quente. Tempere com o cominho, a noz moscada e o sal. Se o molho estiver aguado, retire a tampa e deixe o molho espessar cozinhando mais um pouco.

Para o molho Bechamel:
  • 1 litro de leite
  • 1/2 cebola piquet - 2 dentes de cravo e 1 folha de louro espetados em meia cebola.
  • 40 g farinha de trigo
  • 40 g manteiga sem sal
  • noz moscada q.b.
  • sal q.b.


Aqueça o leite com a cebola até atingir fervura. Abaixe o fogo e deixe por mais 15 minutos. Derreta a manteiga e acrescente a farinha. Vá adicionando o leite temperado nesta mistura mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar mais um pouco mexendo sempre até o molho engrossar.
Para ver o ponto do bechamel: encoste as costas de uma colher no molho, risque com o dedo. O molho não deve escorrer na parte riscada. Este ponto chama-se napê. Outro teste é colocar um pouquinho de molho entre os lábios e não deve-se sentir grumos de farinha, ou aquele molho "farinhento".
Tempere com a noz moscada e o sal.


Montagem da lasanha:
Em uma assadeira, uma camada de molho bolonhesa, uma camada de massa cozida, uma camada de queijo mussarela, uma camada de molho bechamel, uma camada de massa... E assim por diante, finalizando com o molho bolonhesa e uma camada generosa de parmesão ralado na hora. Leve ao forno até gratinar.

9 comentários:

Mari disse...

Fabi querida, a cada receitinha tua, fico mais e mais encantada... minha flor, essa lasanha está um arraso!!! Aiaiai, massa caseira? Agora que ganhei a máquina (não é o cilindro, então não faz massa de lasanha... mas o cilindro eu também estou de olho), vou fazer umas massinhas por aqui também!!
Essa massa serve para qquer tipo de macarrão??? Se servir, vou fazer um belo spaghetti com ela... :)
Bjãooo,

Mari

Fátima Osaka disse...

Fabi,ai que gostosura minina....vc quer me matar de vontade né?Adoro massas ainda mais lazanha e ainda mais feita em casa...nossa...me dá um pedaçinho vai?Ainda bem que não estou grávida viu?Bjus...

Nana disse...

Fabi, concordo, lasanha é tudo de bom, feita de qualquer maneira!!!!
Achei um máximo vc fazer a massa.
Bjsss

Fabi disse...

Mari, muito obrigada!! Quanto à massa, você pode fazer tudo com ela. Espaguete, talharin, ravioli, capeleti... Tudo!! E o cilindro vale a pena ter sim! Beijos!!

Fátima, muito obrigada! Realmente a massa feita em casa fica muito mais leve e gostosa! Beijos!

Nana, lasanha é uma das minhas preferidas! Olha, depois que ganhei a máquina, só rola massa caseira em casa! Beijos!

Luciana Macêdo disse...

Quanto tempo não preparo Lasanha, e não épor falta de pedidos, pois éoprato preferido do meu filho. Ótima lembrança.
Bjs!

Flavia Pantoja disse...

Adorei as massas penduradas na porta do fogao!! Eu as vezes penduro no varal de roupa tambem,mas nunca lembrei do fogao!!
Bjs!

Fabi disse...

Lu, realmente a lasanha é preferido de muitos! E agora no friozinho vai super bem!! Beijos!

Flávia, esta dica peguei com meu professor, eu também nunca tinha pensado nisso!! Beijos!

Naninha disse...

Lasanha é tudo de bom, mas eu uma lasanha com massa caseira é imbatível!! Adoro!

Dani disse...

Nossa, adorei a cara dessa lasanha..parece deliciosa!