

Há algum tempo as quiches me davam medo. Parecia tão trabalhoso, tão complicado... Mas depois que você vê o resultado saindo do forno tão lindo e cheiroso, você vê que vale a pena! Enfim comecei a fazê-las e o mito se foi! São uma terapia e deliciosas!
A base do recheio das quiches é sempre a mesma: creme de leite fresco e ovos. A partir daí você pode viajar e criar sabores variados. A Quiche Lorraine é um clássico da culinária francesa e leva bacon e queijo gruyere, sucesso na certa.
Mais uma receita do livro Cozinha Regional Francesa, da coleção Receitas Caseiras Le Cordon Bleu. Aqui, minha única conseideração é que o recheio ficou fininho, achei que poderia "encher" mais a massa, mas isso talvez tenha ocorrido porque minha forma deve ser maior, não sei... Mas as quiches são fininhas mesmo, né?
Vamos à receita, assim como está no livro:
Massa
- 200 g de farinha de trigo
- 1 col. chá de sal
- 100 g de manteiga sem sal gelada, em cubos
- 1 ovo
(Aqui, é importante trabalhar com a massa gelada, e não trabalhá-la muito, para que ela fique quebradiça e crocante. O processo é bem rápido, somente até incorporar todos os ingredientes.)
Pré- aqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma de torta de 24cm com o fundo removível. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até uma espessura de 2-3 mm e forre a forma preparada, usando o rolo da massa para aparar o excesso. Refrigere por 10 minutos. Forre a massa com papel manteiga e encha com feijão seco. Leve 25 minutos ao forno. Retire os feijões e o papel, e pincele a massa com 1 ovo batido. Leve ao forno por mais 7 minutos, para selar o fundo, evitando assim que a massa absorva a umidade do recheio.
Recheio
- 180 g de bacon em tirinhas
- 3 ovos
- 1 pitada de noz moscada moída
- 250 ml de creme de leite fresco
- 80 g de queijo suíço ralado
Salteie o bacon até ficar crocante, reserve. Bata os ovos com a noz moscada, junte o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino.
Espalhe o bacon no fundo da forma sobre a massa preparada e cubra com a mistura líquida. Leve ao forno por 20 minutos ou até o recheio estar firme e dourado.
Vai por mim, ela só parece complicada, mas não é! Vale a pena!


2 comentários:
Olá Fabi! Td bem?!?
Adorei seu blog. Cozinhar tb é a minha paixão. Tb fiz um blog gastronômico recentemente, se quiser conhecer:
http://vanfern.blogspot.com/
Parabéns pelas receitas! Ah e vou reproduzir esta do quiche... hehehe!
Bom, é isso... bjokas
Olá Fabi
Tudo bem com você?
Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Cozinha da Fabi será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.
Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.
Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.
Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.
Postar um comentário