11 de ago. de 2010

Quiche Lorraine



Há algum tempo as quiches me davam medo. Parecia tão trabalhoso, tão complicado... Mas depois que você vê o resultado saindo do forno tão lindo e cheiroso, você vê que vale a pena! Enfim comecei a fazê-las e o mito se foi! São uma terapia e deliciosas!

A base do recheio das quiches é sempre a mesma: creme de leite fresco e ovos. A partir daí você pode viajar e criar sabores variados. A Quiche Lorraine é um clássico da culinária francesa e leva bacon e queijo gruyere, sucesso na certa.

Mais uma receita do livro Cozinha Regional Francesa, da coleção Receitas Caseiras Le Cordon Bleu. Aqui, minha única conseideração é que o recheio ficou fininho, achei que poderia "encher" mais a massa, mas isso talvez tenha ocorrido porque minha forma deve ser maior, não sei... Mas as quiches são fininhas mesmo, né?

Vamos à receita, assim como está no livro:

Massa
  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 col. chá de sal
  • 100 g de manteiga sem sal gelada, em cubos
  • 1 ovo
Peneire a farinha e o sal em uma tigela e, esfregando a manteiga com as pontas dos dedos, incorpore-a na farinha até obter uma mistura homogênea parecida com uma farofa. Faça uma cova no centro e coloque 1 ovo e 1 col. de sopa de água (eu não coloquei a água). Amasse rapidamente até incorporar e forme uma bola, cobra com papel filme e coloque na geladeira por no mínimo 30 minutos.
(Aqui, é importante trabalhar com a massa gelada, e não trabalhá-la muito, para que ela fique quebradiça e crocante. O processo é bem rápido, somente até incorporar todos os ingredientes.)
Pré- aqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma forma de torta de 24cm com o fundo removível. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até uma espessura de 2-3 mm e forre a forma preparada, usando o rolo da massa para aparar o excesso. Refrigere por 10 minutos. Forre a massa com papel manteiga e encha com feijão seco. Leve 25 minutos ao forno. Retire os feijões e o papel, e pincele a massa com 1 ovo batido. Leve ao forno por mais 7 minutos, para selar o fundo, evitando assim que a massa absorva a umidade do recheio.

Recheio
  • 180 g de bacon em tirinhas
  • 3 ovos
  • 1 pitada de noz moscada moída
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 80 g de queijo suíço ralado
(Aqui, eu usei umas 100g de queijo gruyere ralado, acrescentei mais 100ml de creme de leite e mais 1 ovo, porque achei o recheio muito ralinho, e deu certo!)
Salteie o bacon até ficar crocante, reserve. Bata os ovos com a noz moscada, junte o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino.
Espalhe o bacon no fundo da forma sobre a massa preparada e cubra com a mistura líquida. Leve ao forno por 20 minutos ou até o recheio estar firme e dourado.

Vai por mim, ela só parece complicada, mas não é! Vale a pena!

2 comentários:

Vanessa Fernandes disse...

Olá Fabi! Td bem?!?
Adorei seu blog. Cozinhar tb é a minha paixão. Tb fiz um blog gastronômico recentemente, se quiser conhecer:
http://vanfern.blogspot.com/
Parabéns pelas receitas! Ah e vou reproduzir esta do quiche... hehehe!
Bom, é isso... bjokas

Viviane disse...

Olá Fabi

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Cozinha da Fabi será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.