8 de ago. de 2008

A Rainha Macaxeira!



Aqui estou eu participando mais uma vez do Colher de Tacho! Desta vez, a eleita da quinzena foi uma rainha! A Macaxeira, ou mandioca como falamos por aqui!

No meu prato ela acabou atuando como coadjuvante, mas totalmente essencial! Acho que costela de boi tem tudo a ver com mandioca. Fazia tempo que queria fazer esse prato, que simplesmente adoro, e o marido então... lambeu os beiços!

Segui a receita da Costela na Pressão do Receita Passo a Passo. Como minha panela é daquelas pequenas, tive que fazer em duas partes e depois juntar tudo, mas valeu a pena!

Costela com mandioca



  • 1 kg de costela de boi
  • 500 g de cebolas cortadas em 4 e despetaladas
  • 4 tabletes de caldo de costela
  • 500 de mandioca descascada e cortada em palitos grandes


Primeiro eu fiz a costela: coloque as cebolas despetaladas na panela de pressão e por cima os pedaços de costela e 3 cubos de caldo. Não é preciso colocar água pois a costela cozinha no próprio caldo. Eu tive que colocar um pouco de água embaixo, junto com as cebolas, pois como minha panela é pequena, a cebola acabou grudando no fundo. Leve ao fogo médio. Levará mais ou menos uma hora, ou retire a panela quando parar de fazer de barulho.

Retire os pedaços de costela que já estarão cozidos e descarte as cebolas e o caldo restante (o meu não restou nada!).
Coloque então os pedaços de mandioca, cubra com água e coloque outro tablete de caldo. Assim a mandioca ficará com gostinho da costela. Por cima coloque os pedaços da carne e volte a panela ao fogo. Deixe por uns 40 minutos ou até a mandioca ficar macia.

Eu gosto da mandioca bem molinha, derretendo na boca. Nesta etapa a carne (que já está cozida) ficará ainda mais macia, desmanchando. Eu adoro costela assim, bem molinha e desfiando. Fica parecida com costela no bafo! Nem precisa de faca!

4 comentários:

Cris disse...

Fabi, adoro este prato! Aqui chamamos de vaca atolada. Acho que você acabou de me dar uma idéia para o domingo... Beijos!

valentina disse...

Ai Fabi, que delicia!Ha muito não como isso. E nem sabia que era chamado de vaca atolada - vi o comentário da Cris.obrigada pela participação. No final do dia postaremos a lista de receitas e abriremos a votação.

laila radice disse...

humm eu comeo isso rezando!! bjs

Fabi disse...

Olá meninas! Esse prato é realmente super prático e delicioso! Vale a pena! Beijos!